Dia da Redução da Mortalidade Materna

Voltar
28/05/2015

Post


O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna são comemorados em 28 de maio com o objetivo de engajar a sociedade a melhorar o sistema de saúde, reduzindo as mortes e garantindo o bem-estar das mulheres.

Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que o Brasil reduziu a mortalidade materna em 43% entre 1990 e 2013, passando de 120 mães por 100 mil nascidos vivos para 69 mães por 100 mil nascidos vivos. No entanto, a taxa considerada aceitável pela OMS é de 20 por 100 mil, de modo que há muito para avançarmos.

Entre os pontos estratégicos para garantir a redução da mortalidade materna estão: a melhoria do acesso a métodos contraceptivos, fundamentais para garantir o planejamento familiar; a garantia da assistência, feita por profissionais preparados e equipados adequadamente, tanto na gestação quanto nas fases pré e pós-parto; a redução de índices de doenças como diarreia e pneumonia, e o combate a altos índices de desnutrição.