Campanha de Combate ao Câncer

Voltar
04/08/2015

Post


No Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer lembramos que, no mundo, mais de 13 milhões de pessoas são diagnosticadas todo ano com a doença e 7,6 milhões morrem de câncer. Se não forem tomadas medidas de longo prazo e largo alcance, a estimativa é que haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030.

Veja as recomendações dos especialistas.
1. Não fume! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
2. Coma mais frutas, legumes, cereais e menos carnes e alimentos gordurosos. A dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em cerca de 40%.
3. Incorpore a prática de exercícios físicos à sua rotina diária. Se exercite durante pelo menos 30 minutos, 5 vezes por semana.
4. Elimine ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas.
5. A mulher deve fazer o autoexame das mamas todo mês. A partir dos 35 anos, há o início dos exames de mamografia, conforme a solicitação médica.
6. Na idade adulta, a mulher deve submeter-se anualmente a um exame preventivo do câncer de colo do útero (Papanicolau).
7. Os homens devem fazer o autoexame dos testículos todo mês. Os com mais de 45 anos devem procurar o médico regularmente para o exame de toque retal, para verificar o câncer de próstata.
8. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem solicitar ao médico um exame anual de sangue oculto nas fezes.
9. Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro protetor solar fator 15 ou superior diariamente, inclusive no inverno.
10. Faça regularmente um autoexame da boca e da pele.