Sinais da intolerância ao glúten

Voltar
21/08/2015

Post


Cerca de 2 milhões de brasileiros têm a doença celíaca, causada pela intolerância ao glúten, substância presente em alimentos como trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ao ingerir esta substância, o organismo se autoagride e causa irritação na parede do intestino delgado e lesões intestinais, prejudicando a absorção de nutrientes.
No entanto, muitos não sabem que têm este problema. O diagnóstico da doença é difícil, ela pode ser confundida com doenças do intestino ou relacionas a carências de nutrientes. Entre os sintomas mais frequentes estão diarreia, excesso de gases e desconforto abdominal, além de fadiga e dor de cabeça.

Não existe cura para a intolerância ao glúten e é comum que a doença celíaca apareça na infância, porém o distúrbio pode persistir ou reaparecer na adolescência, idade adulta e, em alguns casos, na terceira idade.

O diagnóstico precoce é importante e, para isto, é fundamental expor todos os sintomas ao médico, que então irá investigar adequadamente sobre a presença do distúrbio celíaco.