Outubro Rosa tem foco na prevenção

Voltar
02/10/2015

Post


O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Todo o Brasil adere às atividades realizadas durante o mês de outubro. Entidades, empresas, sociedade civil organizada, poder público e instituições se unem para incentivar as mulheres para que façam regularmente os exames de prevenção ao câncer de mama e também ao câncer de colo de útero.

Para a detecção precoce do câncer de mama, as formas mais eficazes são o exame clínico e a mamografia. Quanto mais cedo se detecta o tumor, maiores são as chances de cura.

Números - Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 57 novos casos serão diagnosticados no Brasil em 2015. Esse é o tipo da doença mais presente nas mulheres e representa cerca 22% dos novos casos de câncer no país. Mulheres com idade entre 40 e 49 anos devem fazer a mamografia anualmente. Já as mulheres com mais de 50 anos devem realizar o exame a cada dois anos, lembrando que prevalece, sempre, a indicação do médico.