Garotas devem tomar a 2ª dose da vacina contra HPV

Voltar
06/10/2015

Post


Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) lançou uma campanha nacional para imunizar meninas de 11 a 13 anos contra o HPV. Aproximadamente 4,3 milhões de adolescentes foram imunizadas com a primeira dose. Em setembro deste ano foi disponibilizada a segunda dose da vacina, no entanto, o comparecimento ficou abaixo do esperado. Por isso, o SUS alerta para a necessidade das meninas receberem a segunda dose, bastando procurar uma Unidade de Saúde do SUS.

A vacina é a principal forma de prevenção ao câncer de colo de útero, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. O esquema de vacinação é composto por três doses, sendo que a segunda delas, aplicada com intervalo de seis meses, garante a proteção contra o HPV. A terceira dose, que serve como um reforço para manter a imunização duradoura, deve ser tomada depois de cinco anos.

A vacina aplicada no Brasil é a quadrivalente, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com eficácia de 98%, protegendo o indivíduo dos tipos 6, 11, 16 e 18 da doença. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem.