Combate à osteoporose

Voltar
26/11/2015

Post


Mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a osteoporose. No Brasil, estima-se que cerca de 10 milhões - um a cada 17 brasileiros — também sofram com o mal.A doença é causada pela perda progressiva de cálcio no organismo e, como consequência, deixa os ossos porosos e frágeis.

A osteoporose costuma não apresentar sintomas até que haja perda óssea significativa, podendo ocasionar lesões graves. Para evitar o problema, é importante incorporar hábitos saudáveis no dia a dia, desde a infância. A orientação é consumir alimentos ricos em cálcio– derivados do leite, folhas verdes, vegetais de cor verde-escuro –, peixes e alimentos oleaginosos, como castanhas e nozes.

Fazer exercícios aeróbicos regularmente, como caminhadas, esteira ou natação, além de exercícios de musculação com carga leve a moderada também ajudam a melhorar o metabolismo do osso e retardam a perda óssea. E a exposição diária ao sol, de 15 a 20 minutos, em horário correto, ajuda na fixação do cálcio nos ossos e diminui o risco de osteoporose na fase adulta, pois a luz solar é fonte de vitamina D para nosso organismo.