Aprenda a higienizar os vegetais

Voltar
28/01/2016

Post


O consumo de frutas, verduras e legumes faz bem à saúde e é recomendado amplamente. Porém, esses alimentos podem estar contaminados, daí a importância de uma boa e correta higienização, antes do consumo. Lavá-los em água corrente pode não ser o bastante para eliminar micro-organismos que, caso os alimentos sejam consumidos crus, podem provocar disenteria. Por isso, empregue mais tempo na limpeza dos vegetais, mas garanta a qualidade ao servi-los à mesa.

Ao lavar as verduras, passe os dedos por toda a casca para retirar terra, pedaços machucados da folha e larvas. Depois, deixe de molho em uma solução desinfetante feita com duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água, por 30 minutos.

A seguir, lave novamente em água corrente.  Para os legumes e frutas, o procedimento é o mesmo. Se for ingeri-los com a casca, é importante esfregar com uma bucha própria (nunca a que está em uso para lavar louças) sobre toda a extensão, para eliminar uma possível camada de agrotóxico. Em seguida é só colocar de molho em solução e consumir.

Solução de água sanitária

Quem optar pela solução clorada deve prepará-la usando uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água. Os alimentos devem ficar 15 minutos imersos nessa solução para eliminar larvas e bactérias. Depois, é indicado lavá-los em água corrente.