Voltas às aulas com saúde

Voltar
01/02/2016

Post
Volta as aulas


O calor forte, as várias horas em que a criança passa confinada em sala de aula, junto às demais, e o lanche fora de casa (muitas vezes da cantina) são alguns dos fatores que merecem a atenção dos pais, para que os pequenos estejam com a saúde em dia. No cenário escolar, os pequenos podem contrair gripe e outras doenças contagiosas, intoxicação alimentar, ficarem desidratados e até mesmo pegarem os indesejáveis piolhos.

Para prevenção de doenças, é indispensável que a criança esteja com a vacinação em dia. E, caso fique doente, não deve comparecer à escola até que tudo esteja bem, evitando, assim, contaminar outras crianças.O ambiente escolar deve estar sempre limpo (sem, no entanto, abusar dos produtos químicos), ventilado e com boa insolação, e os pais são importantes agentes para fiscalizar e cobrar tais providências.

A merenda da própria escola e o lanche que o aluno leva de casa devem receber todos os cuidados necessários ao preparo e conservação, para que não haja riscos. E pais e professores devem redobrar a atenção quando o consumo em cantinas. Orientar a criança para que beba bastante água e estar sempre atento à sua saúde (inclusive fazendo regularmente a inspeção quanto à possíveis infestações de piolhos) é o importante papel dos pais.