Chiclete faz mal às crianças?

Voltar
15/03/2016

Post


O chiclete atrai as crianças pelas formas cores, formas e sabores, além dos brindes que podem acompanhar a guloseima. Porém, devido ao açúcar e substâncias como corantes, é preciso moderação no consumo.

As cáries são os principais problemas da goma de mascar, pois além do açúcar, algumas opções possuem corantes e conservantes feitos à base de amido e carboidrato, que se transformam em açúcar no organismo.

Já quando a goma é mascada várias vezes ao dia e a criança fica muito tempo sem se alimentar, pode haver dor de estômago. Isso ocorre porque a mastigação excessiva acaba estimulando a produção de suco gástrico, podendo causar dores.

O excesso no consumo do doce ainda pode causar o estresse na articulação temporomandibular, que trabalha demais e causa dores de cabeça.

Para evitar que os chicletes causem prejuízos à saúde das crianças, a principal dica é o consumo com moderação. É importante que os pais estabeleçam limites, determinando a quantidade, frequência e o tempo que os pequenos consomem a guloseima. Além disso, opte por versões sem açúcar e incolores.