Você sabe o que é nomofobia?

Voltar
22/03/2016

Post


O uso excessivo do celular pode se tornar um transtorno psicológico denominado nomofobia, capaz de desencadear problemas como ansiedade e depressão, alertam os especialistas. A síndrome foi identificada primeiramente na Inglaterra e o nome deriva do termo em inglês “No Mobile Phobia”.

A nomofobia não está relacionada ao tempo em que a pessoa fica no aparelho, mas aos prejuízos que o uso acarreta em sua vida. Os principais indícios do transtorno são nervosismo ao perceber que o celular está fora da área de cobertura ou sem bateria, e irritação quando não é possível usar um dispositivo ou aplicativo. A dependência do uso de tecnologia também causa aflição e ansiedade quando não é possível se conectar à internet.

Quando esses sinais são identificados, é recomendado procurar ajuda especializada, já que a nomofobia costuma estar relacionada a outros problemas. Para os pais, fica um alerta: é preciso identificar o momento da vida dos filhos em que o uso do celular deixa de ser regular e passa a ser abusivo.