Alergia na pele pode ser dermatite de contato

Voltar
31/03/2016

Post


As principais alergias de pele são conhecidas como dermatites, e existem vários tipos do problema. Entre as mais comuns está a dermatite de contato.  Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica.

A irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes e solventes. Lesões na pele aparecem assim que o paciente entra em contato com o agente causador.Já a dermatite alérgica de contato somente dá sinais após seguidas exposições a um produto ou substância química. As infecções podem levar tempo para se manifestar. Em geral, a causa está no contato com produtos de uso diário, como perfumes, cremes hidratantes e esmaltes de unha.

Além disso, plantas, níquel, medicamentos, cosméticos, roupas e tecidos sintéticos, adesivos, cimento, óleos e tinta de parede podem ser desencadeadores dos tipos de dermatite de contato.É muito importante que a pessoa não se automedique, pois o recomendado é procurar um médico dermatologista para diagnóstico e tratamento corretos.