Hanseníase tem cura

Voltar
29/01/2018

Post


Outrora conhecida como lepra ou Mal de Hansen, a hanseníase é uma doença infecciosa que causa lesões nos nervos periféricos, diminuindo a sensibilidade da pele. Antes, por falta de conhecimento e discriminação, a patologia em estado avançado causava deformidades em pacientes que não recebiam tratamento.

Para divulgar o problema e alertar ao diagnóstico precoce, foi instituído o Dia do Hanseniano, lembrado em 29 de janeiro.

Um dos primeiros efeitos da hanseníase é a perda da sensação térmica, o que impede a pessoa de sentir o quente e o frio em contato com a pele no local afetado. Além disso, geralmente, provoca manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

Aos perceber os primeiros sintomas, procure um médico. O diagnóstico da doença, que tem cura, é clínico e laboratorial. O tratamento é indicado pelo dermatologista de acordo com o grau da patologia, o que inclui diferentes procedimentos e uso de remédios.