Reciclar é saúde

Voltar
22/02/2018

Post


O descarte correto de lixo é uma das medidas de preservação ambiental que influencia também na saúde dos seres humanos. Isso porque, muitos materiais recicláveis, quando despejados incorretamente, podem contaminar o solo por seus componentes altamente tóxicos.

Dessa forma, separar o lixo é uma prática fundamental para a saúde de todos. Alguns estabelecimentos e locais públicos dispõem de lixeiras coloridas para facilitar a coleta de recicláveis. O descarte correto viabiliza o reaproveitamento dos materiais.

As lixeiras amarelas, por exemplo, são para descarte de latas de alumínio e aço, tampinhas de garrafas, panelas sem cabo, arames, cobre, ferragens, canos de metal, pregos e parafusos.

As azuis recebem papéis comuns como jornais, listas telefônicas, envelopes, cartões, embrulhos limpos (sem cola), entre outros.

As vermelhas devem ser usadas para depósito de plásticos, como embalagens, tampas sacolas, brinquedos, canos, canetas e baldes.

Já as lixeiras da cor verde são destinadas para vidros como potes, copos, frascos (limpos) e recipientes usados para produtos de limpeza ou alimentos, devidamente lavados.