Uma criança morre a cada 5 segundos no planeta

Voltar
15/11/2018

Post


Neste que é o mês das crianças, vamos lembrar de um tema triste, mas que diz respeito a toda a sociedade: a elevada taxa de mortalidade infantil em todo o mundo, principalmente por causas evitáveis.

A Organização Mundial de Saúde estima que 6,3 milhões de crianças menores de 15 anos morreram em 2017, ou uma a cada 5 segundos. A grande maioria dessas mortes - 5,4 milhões - ocorreu nos primeiros 5 anos de vida, sendo metade desses óbitos de recém-nascidos.

As estatísticas já foram piores, se considerarmos que na década 1990 o mundo registrava 12,6 milhões de mortes de recém-nascidos, em média, a cada ano. Mas ainda há muito a fazer para reduzir a mortalidade até os 15 anos, em todo o planeta. Prestar assistência médica pré-natal às gestantes e também no parto, aumentar a cobertura vacinal, estimular o aleitamento materno, prover a nutrição necessária ao desenvolvimento saudável, realizar acompanhamento médico e odontológico e levar saneamento básico às populações são algumas das medidas a serem tomadas por governos e sociedade.