Cuide dos olhos no verão

Voltar
11/02/2019

Post


A incidência direta dos raios ultravioleta nos olhos ocasiona lesões, sendo a catarata e a degeneração da retina as doenças oculares mais associadas à exposição solar, que pode até mesmo levar à perda da visão.

Os óculos de sol têm papel essencial contra a ação nociva dos raios solares, mas atenção: as lentes têm que ter proteção UVA e UVB. Usar óculos de sol sem a proteção adequada é mais perigoso do que não usá-los. Isso porque nossos olhos têm mecanismos de defesa naturais, que são acionados quando entramos em contato com a luz do sol – o que não ocorre com a escuridão proporcionada pelas lentes incorretas.

Proteja também os olhos da conjuntivite.Para prevenir a inflamação na conjuntiva (membrana que envolve o globo ocular e a parte interna das pálpebras), evite a proximidade com pessoas contaminadas, mantenha as mãos sempre lavadas e evite levá-las aos olhos. O uso de piscinas, rios e praias com águas impróprias favorece o contágio. Por isso, atenção à qualidade da água.  Ao sinal de conjuntivite, um oftalmologista deve ser consultado.