Hoje é Dia Mundial do Hemofílico

Voltar
18/04/2019

Post


O Dia Mundial do Hemofílico, 17 de Abril, é dedicado à conscientização e às ações que assegurarem a disponibilidade de tratamento para pessoas que possuem a doença. No Brasil, estima-se que há mais de 11 mil portadores de hemofilia, de acordo com o Ministério da Saúde. Aproximadamente 70 novos casos são diagnosticados por ano.

A hemofilia não tem cura e é causada pela falta de proteínas específicas no sangue, que são responsáveis pelo processo de coagulação. Os sintomas são sangramentos internos, externos e de mucosas, após impactos de qualquer gravidade, inclusive os mais leves, e até mesmo sem razão aparente. Os cortes na pele também levam um tempo maior para estancar. O tratamento é para toda a vida e se dá com a reposição deste fator deficitário.

O dia 17 de abril foi escolhido para comemorar o Dia Mundial da Hemofilia por celebrar o nascimento do fundador da Federação Mundial de Hemofilia, Frank Schnabel. Nascido em 1926, portador de hemofilia, ele lutou para melhorar a qualidade de vida dos hemofílicos.