Saiba utilizar bem o ar-condicionado

Voltar
09/03/2020



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda utilizarmos o ar-condicionado em torno dos 23°C. Assim a umidade do ar não fica tão baixa, evitando desconforto para os alérgicos. Essa temperatura também é importante para garantir a qualidade do sono noturno. É claro que você pode variar um pouquinho, um grau acima ou abaixo, mas não deve exceder essa faixa, tanto no inverno quanto no verão.

A recomendação vale para quartos de bebês, crianças, adultos e idosos. De acordo com os médicos, o ar-condicionado não faz mal à saúde, ao contrário, ajuda a melhorar a qualidade do sono, pois proporciona o conforto que o organismo precisa para trabalhar em equilíbrio. O que faz mal à saúde é a falta de manutenção dos filtros, que ficam com excesso de poeira e de microrganismos.

Outro motivo para se manter a temperatura em 23º C é que ela é mais econômica. Embora muita gente ache que quanto mais baixa a temperatura, mais acelerado o processo de resfriamento, na verdade só está fazendo com que o aparelho consuma mais energia. Só de passar de 17 para 23°C, a economia pode chegar a 50%.